Cont teo
Definida como conjunto de valores, crenças, rituais e normas dotadas por uma organização, a cultura organizacional tem como conceito a complexidade unida à polêmica por fazer parte das Ciências Sociais. Existem na cultura organizacional três níveis: os pressupostos básicos, os valores e os artefatos. Os pressupostos básicos são as crenças consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana. Os valores são os princípios, normas e modelos importantes. Os artefatos são os resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores.
A noção de cultura organizacional foi mais vista na metade do século XX, após alguns investigadores da área de gestão e estudos organizacionais começarem a defender e estudar seus benefícios e a partir dos anos 80, o conceito começou a ter fama internacional devido às abordagens na revista Business Week e na revista Fortune, além de livros como a Teoria Z, In Search For Execellence e Corporate Culture. Nos anos 90 recebeu críticas e um de seus conceitos foi admitido pela comunidade acadêmica de maneira rápida.
O clima organizacional pode trazer impacto positivo ou negativo para a produtividade da empresa e a cultura organizacional se subdivide em cinco tipos: cultura da culpa, cultura multi-direcional, cultura vive e deixa viver, cultura que respeita a marca e cultura da liderança enriquecida. Entre os mais valorizados atributos da cultura organizacional, destacam-se: competência, responsabilidade social, compromisso, ética, etc.
2) Qual a importância da Cultura Organizacional para o estabelecimento da Política Estratégica das Empresas, pelas considerações efetuadas nesse estudo de caso?
A dmininuição de atritos entre funcionários, maior desempenho entre os empregados, trabalho em equipe, a pró-atividade, a melhoria de resultados e a visão positiva sobre a produtividade são alguns itens importantes trazidos pela cultura organizacional.