Gestão de Processos: A importância do mapeamento de processos nas organizações
As organizações contemporâneas requerem mecanismos de gestão mais eficientes e mais eficazes. Não por acaso grandes organizações, e até médias e pequenas empresas têm buscado a certificação da ISO.
Segundo Oliveira (2008), as normas da família NBR ISO 9001, se aplicam a qualquer organização independentemente de seu tamanho, tipo ou área de atuação, contudo o conceito de processos encontra-se em todos os níveis hierárquicos dentro de qualquer organização.
A certificação ISO 9001 foi adotada como sinônimo de qualidade e confiabilidade de processos, pois trata-se, da estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizado atualmente em mais de 750 mil organizações em 161 paises, e define o padrão para sistemas de gestão da qualidade e para sistemas de gestão em geral.
Em busca de atingir metas e tornarem-se competitivas, as organizações buscam atender aos clientes da melhor maneira possível, focando em suas principais expectativas como qualidade, preço, prazo, entre outros, não menos importantes. Fatores de suma importância e que agregam valor fundamental ao produto ou serviço. Desta forma, tornou-se indiscutível a necessidade da criação de fluxos de processos que garantam que o produto chegue ao cliente final com excelência.
Todo trabalho importante nas empresas faz pare de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo organizacional (Golçalves, 2000, p. 6).
O tema escolhido desperta interesse devido a sua importância, pois tudo que é executado deve ser bem conhecido e entendido por todos, para possibilitar melhores desempenhos, que são a garantia de bons resultados.
Um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes. (HAMMER e CHAMPY, 1994).
Este artigo procurou identificar as tematicas da importância do mapeamento de processos dentro das organizações que, na pratica