atps
Os pensadores da administração Taylor e Fayol
Sistemas de Fayol: Tentativas e Erros;
Com tentativas e erros ter uma administração mais sistematizada e estruturada. A administração cientifica com o americano Taylor e a teoria clássica da administração com o europeu Fayol.
Taylor administração Cientifica
Taylor foi um engenheiro norte americano, revolucionando todo o sistema produtivo no início do século XX, criou a Teoria Geral da Administração (TGA) e ele também estudou na França, na Alemanha e viajou pela Europa. Taylor foi formado em 1883 em engenharia mecânica.
Ele realizava estudos e tempos em Planejamento, Padronização, Especialização e Renumeração. Elas representavam um enorme avanço para um processo de produção em massa.
Sua principal obra publicada em 1911, princípios em administração cientifica o livro foi considerado a bíblia dos organizadores do trabalho. Se tornou o BESTSELLER dos administradores.
Fayol - Teoria Clássica da Administração
De naturalidade francesa formado em engenharia de minas, ele leva a análise dos processos para toda a organização considerado o primeiro pensador da gestão, o pai da ideia da organização estrutural das empresas por funções.
Foi o autor da Administração industrial e geral seu modelo tinha 5 funções ou áreas sendo elas: Planejar, Organizar, comandar, coordenar, e controlar.
Fayol é visto por muitos como obcecado pelo comando.
O mais importante a teoria se tornou possível, e com o aumento do salário ao mesmo tempo em que reduziu o custo total dos produtos.
Taylor X Fayol
Enquanto Taylor estuda a empresa, dando prioridade a produção, Fayol estudava dando maior importância as tarefas da organização como um todo, aumentar a eficiência da indústria por meio inicialmente da racionalização do trabalho operário, em quanto Fayol se preocupava em aumentar a eficiência da empresa por meio da organização e da aplicação de princípios gerais de administração, em base cientifica.
Passo 3
A