Sedimentologia na Bacia Sanfranciscana: Caracterização de regiões das cidades de Barreiras (BA) e de São Domingos (GO)
A Bacia Sanfranciscana possui concepções distintas no que diz respeito à sua localização. Para alguns estudiosos a bacia representa a região sul do cráton do São Francisco, cobertos por sedimentos Proterozóicos e Fanerozóicos; já outros estudiosos, alegam que a bacia não possui somente coberturas do Proterozóico e do Fanerozóico, mas coberturas sedimentares do Neoproterozóico.
A cidade de Barreiras está localizada na região nordeste do Brasil, na região oeste estado da Bahia; e ao sul, está situado São Domingos, na região centro-oeste do Brasil e na região nordeste do estado do Goiás
A finalidade desta pesquisa é estudar a os afloramentos e estruturas sedimentares, bem como, seus processos e sistemas deposicionais; e contribuir para a pesquisa científica. Este tema é de grande importância, pois existem poucos trabalhos nas regiões escolhidas para pesquisa. A Bacia Sanfranciscana é limitada a Sul com a Bacia Paraná pela flexura de Goiânia/Soerguimento e do Alto do Parnaíba através do Arco do São Francisco.
Esta pesquisa está apoiada em teses de doutorado como a de Gaspar (2006), artigos publicados em revistas de geociências como os de Campos & Dardenne (1997a, 1997b) e Spigolon & Alvarenga (2002); trabalhos associados com órgãos geológicos e universidades como os de Luz et. al. (2011) e Campos & Oliveira (2005) e manuais de classificação de solos como Embrapa (2009).
Toda a pesquisa está baseada em comparações entre as cidades de Barreiras (BA) e São Domingos (GO), desde os aspectos físicos a geologia regional.
2 OBJETIVO DO TRABALHO
2.1Objetivos Gerais
O objetivo desse trabalho consiste, essencialmente, em praticar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e a partir dessa visão descrever todos os pontos ou afloramentos de rochas visitados durante a prática de campo, fotografar, medir, identificar minerais, registrar o trajeto realizado, analisar estruturas sedimentares geradas pelos processos sedimentares