Gestão de portfólio - O desafio do alinhamento estratégico.
Gestão de portfólio - O desafio do alinhamento estratégico.
Devido as mudanças no gosto do consumidor e o surgimento de novos produtos e aplicações de novas tecnologias as empresas devem ter uma visão maior sobre o futuro e a capacidade de gerenciar um vasto numero de programas.
A gestão de portfólio ajuda as empresas a gerenciar o conjunto de projetos de forma sistematizada, utilizando uma variedade de métodos e práticas para priorizar projetos, alocar recursos, definir responsabilidades, gerenciar riscos e definir engajamento de terceiros, sempre levando em consideração os objetos estratégicos ao longo do tempo. Se não realizada de forma organizada pode ser tornar ineficiente. Se o portfolio e o alinhamento estratégico não forem buscados juntos, pode se trazer resultados contraditórios do que o esperado.
Hoje é comum tratar dos portfolios de instrumentos de transformação como programas e projetos. A gestão agregada de gestão e projetos visa obter coerência, controlabilidade e sinergia que só é possível ter tudo isto quando estão juntos. A gestão além de um processo técnico é uma atividade que envolve fatores estratégicos, sociais e políticos. Ela pode ser realizada por meio de duas abordagens top-down que utiliza a visão, metas e planos estratégicos da organização para um plano de ataque e a bottom-up que é indutiva e distribuída na organização por meio da proposição individual de projetos. Uma boa gestão de portfolio precisa ser capaz de contemplar ambas situações.
O gerenciamento de portfólio de projetos de inovação é muito importante dentro do ciclo de desenvolvimento da inovação, compreendendo todas as etapas após a formulação estratégica até o uso do novo produto ou serviço desenvolvido. É importante ressaltar que o gerenciamento de portfólio de projetos tem foco nos negócios da organização enquanto que o gerenciamento de projetos tem como meta a conclusão do projeto conforme planejado.
Gerir portfólios em seu nível mais alto significa