Gestão de pessoas
Disciplina: Gestão de Pessoas Introdução
Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais
A gestão de pessoas esta mudando com intensidade cada vez maior, a mudança sempre existiu na história da humanidade, mas não com o volume, rapidez e impacto com que ocorrem hoje, vários fatores contribuem para isso, as mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas que atuam de maneira conjugada e sistêmica, em um campo dinâmico de forças que produz resultados inimagináveis, trazendo imprevisibilidade e incerteza para as organizações.
Dentro desse contexto, uma das áreas empresariais que mais sofre mudanças é a área de recursos humanos. As mudanças são tantas e tamanhas que até o nome da área está mudando. Em muitas organizações, a denominação administração de recursos humanos está sendo substituída por termos como gestão de talentos humanos, gestão de parceiros ou de colaboradores, gestão de capital humano, administração do capital intelectual e até gestão de pessoas ou gestão com pessoas. Diferentes nomes para representar um novo espaço e configuração da área. A história da gestão de pessoas é relativamente recente, na verdade, tudo começou com a Revolução Industrial e veio desaguar em nossos dias com força total.
O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido a globalização, inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas, do comando para a orientação, da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade, da atividade solitária para a atividade solidária, do tempo integral para o tempo parcial, do