Gestão de pessoas
O filme “Tempos Modernos” e “Gestão de Pessoas” estão relacionados diretamente a modernização, globalização e as mudanças que ocorreram nas indústrias com o passar dos anos.
Como podemos observar, existem inúmeras diferenças entre essas duas realidades que iremos retratar.
O filme retrata uma dura realidade onde o capitalismo dominava, onde o modelo de industrialização, a produção em massa, em exaustão eram coisas comuns. O foco principal das organizações eram os lucros, o crescimento, o ganho propriamente dito e os mesmos não se preocupavam com a mão-de-obra qualificada, com um local de trabalho adequado, seguro e estável, com a satisfação de seus colaboradores.
Podemos perceber que nas indústrias não eram utilizadas mão de obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das indústrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro. A produção era bem acelerada. O filme relata cenas que são evidentes a indiferença do empregador com o colaborador, sendo este explorado e também submetido a exercer funções que exigiam uma capacitação técnica e os mesmos nem se quer passavam por um treinamento.
Em ocorrência disso, existiam muitos acidentes no trabalho, funcionários desmotivados, despreparados e altamente cansados com a dura jornada de trabalho.
No contraste disso A Moderna Gestão de Pessoas mostra que com o passar do tempo as organizações mudaram este conceito, perceberam que o funcionário não era apenas mais uma parte do processo e sim algo fundamental para alcance dos objetivos.
A valorização do mesmo e a qualificação da mão-de-obra foram passos importantíssimos para A Moderna Gestão de Pessoas, pois este foi o primeiro passo para a organização se tornar mais competitiva, mais produtiva, lucrativa, além gerar um alto grau de desenvolvimento há sociedade. Por isso, as indústrias nos dias atuais se preocupam com o treinamento dos colaboradores,