Gestão de pessoas
A administração de RH é uma das áreas mais afetadas pelas recentes mudanças que estão acontecendo no mundo moderno”. Essas mudanças se dão devido uma mudança drástica na maneira global de se produzir e na maneira de se investir na produção.
Devido a forte influência da participação global nos mercados, as empresas tiveram e estão tendo que se adaptar a esse novo ambiente mais competitivo, dinâmico. Ninguém mais estão isolado, há uma interconectividade entre pessoas e organizações devido a informação." A informação cruza o planeta em milésimos de segundo".
A tecnologia da informação passou favoreceu as condições básicas para que surgissem novos mercados, novos produtos e serviços, novas oportunidades e desafios. A restrição à mudança podia causar impactos frustrantes para diversas empresas pois não se aderiram a novas tecnologias, como o caso da Kodak que teve que demitir várias pessoas por não adaptar a mudanças.
As empresas devem ser cada vez mais flexíveis às mudanças e por isso necessita de pessoas com características empreendedora, inovadora e que tenha capacidade de liderança e de tomada de decisões mais acertadas.
Hoje não há mais um processo de trabalho mecanicista, como no modelo fordista. Hoje as atividades devem ser compartilhadas, sendo que um ajude o outro a alcançar os objetivos organizacionais.
"A antiga Administração de Recursos Humanos (ARH) cedeu lugar a uma nova abordagem: a Gestão de Pessoas (GP). Nesta nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções