Gestão de pessoas
Gestão de Pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticos, técnicos e práticos definidos com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Se de um lado, temos organizações que precisam de pessoas para alcançar seus objetivos, do outro lado, temos pessoas que precisam da organização para alcançar seus objetivos pessoais e individuais. Da junção destas duas necessidades temos a Moderna Gestão de Pessoas que se baseia em três aspectos fundamentais:
- As pessoas como seres humanos: tratar cada colaborador de forma individual, possuidores de conhecimentos, habilidades, e competências.
- As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: Dar incentivos e condições para que o colaborador possa usar sua inteligência, sua aprendizagem e seu talento frente as mudanças e desafios e alcançar prováveis soluções e adaptações.
- As pessoas como parceiros da organização: há o caráter de reciprocidade na interação entre pessoas e organização, pessoas que se esforçam, se dedicam, são responsáveis, comprometidas, e esperam o retorno da organização como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, etc.
Mudança organizacional caracteriza-se por fazer transformações cada vez mais rápidas, profundas e amplas que exercem impactos direto nos trabalhadores.
Toda mudança implica novas abordagens e soluções rompendo com o estado de equilíbrio anterior e os substitui por um estado provisório de tensão. Seus efeitos positivos ou negativos geram instabilidade e consequentemente podem levar ao estresse, ou seja, implicam renúncias, perdas e adaptações.
As necessidades de mudanças podem ser comparadas à um ciclo vicioso, onde o momento presente está quase sempre exigindo mudanças, essas mudanças geram novos problemas. Estes problemas despertam novas