Gestão de pessoas
POLO HORTOLÂNDIA
GESTÃO DE PESSOAS
PLANO DE AÇÃO
Prof° Dante Bonetti de Freitas
Tutora Presencial Ginamara Monteiro de Britto
PLANO DE AÇÃO
Bruna Aparecida Fagundes – RA 397644
Esther Souza Dias Alves – RA 393280
Thaís Aparecida da silva – RA 387332
Paula Queiroz Nogueira – RA 365094
INTRODUÇÃO
Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos são uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.
Gestão de Pessoas por Idalberto Chiavenato
A gestão de pessoas, assim como recursos humanos, faz parte da área de administração, e uma das obras mais conhecida é “Gestão de Pessoas” de Idalberto Chiavenato. Chiavenato é um autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, seus livros são utilizados por administradores de todo Brasil, além de países da América Latina, e na Europa, como Portugal e Espanha. Chiavenato possui várias obras que versam sobre o tema gestão de pessoas, como “Gerenciando as Pessoas”, “Administração de Recursos Humanos”, “Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos” e outros.
Paralelo entre a moderna gestão de pessoas e o filme tempos moderno.
A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional. Diferente do início do Século XX, quando o trabalho humano passou a ser explorado como se as pessoas fosse uma peça dentro do processo produtivo.
O clássico filme Tempos Modernos, estrelado por Charles Chaplin, mostra exatamente como, no passado, o homem era empregado nas empresas. Os funcionários eram distribuídos na linha de produção como