Gestão de pessoas
Resumo:
Na nova realidade do mundo dos negócios, onde a competitividade é fator predominante, as empresas buscam a excelência para se sobressaírem nesse mercado acirrado. Uma das estratégias para se conseguir isso está no desafio em reter os talentos humanos, gerando mais valor à empresa, através do retorno produtivo, criando uma grande vantagem competitiva. O RH deve ser o grande agente desse processo, identificando as necessidades para a retenção e desenvolvendo as melhores práticas junto à organização, com o objetivo de reter seus melhores talentos.
Partindo desse princípio, este estudo teve como objetivo identificar se a estratégia da Retenção de Talentos contribui para o desenvolvimento sustentável da empresa e se ela produz impactos positivos, através do estudo de caso na empresa X, que foi realizado sob a ótica do RH, dos líderes e do operacional.
A empresa que se preocupa em estruturar uma política eficaz de Retenção de Talentos está agindo estrategicamente, pois, além de alinhar os seus objetivos aos objetivos dos talentos, elas ainda garantem o envolvimento deles com os projetos da empresa gerando um diferencial competitivo das outras organizações.
Identificamos que a Empresa X possui algumas ações isoladas de retenção de talentos, porém não existe uma política que esteja totalmente adequada às reais necessidades da empresa. A percepção da maioria dos entrevistados é a de que a Retenção de Talentos é uma estratégia eficaz para a sustentabilidade da empresa, porém ela precisa ser mais incisiva e estar integrada à cultura da organização para que os resultados sejam positivos.
Palavras - chave: Talentos – valorização do profissional – sustentabilidade econômica
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ª ed. Rio de Janeiro: Capus, 1999..
MARRAS, Jean Pierre. Administração de