Gestão de Pessoas
Conhecida também como administração de recursos humanos, a gestão de pessoas integra habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o propósito de reger os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.
Ela ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos colaboradores e possui uma grande responsabilidade na formação dos mesmos, tendo o objetivo de desenvolvê-los para o crescimento próprio e da instituição, por isso, deve ser liderada pelos gestores e diretores, pois são responsáveis pelos seus subordinados e acompanham com maior frequência a execução das suas funções.
Muitas vezes, é confundida com o departamento de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas. Porém nem sempre foi assim, antes as empresas não viam as pessoas como parte da organização e essencial para o seu desenvolvimento. Em 1911 Taylor publicou em seu livro sobre “Princípios da Administração Cientifica” onde segundo Amboni; Andrade (2009, p. 52), Taylor dizia que deveria haver planejamento e se aplicar métodos científicos no desenvolvimento dos trabalhos, fazendo com que os operários se tornassem cada vez mais experientes naquilo que fazia, realizando assim de modo mais rápido e eficiente a produção. No entanto ele não pensava se os desejos e objetivos do trabalhador estavam sendo realizados, os considerava como maquinas, o gerava certos problemas, pois estes não se sentiam motivados a realizar seu trabalho. Segundo Gil (2007, p 18) a administração cientifica se fundamentava na racionalização do trabalho, objetivando reduzir tempos gastos desnecessariamente.
Como já foi:
*Até 1930: visão contábil
* De 1930 a 1950: leis trabalhistas
CLT 1943
* De 1950 a 1965: visão técnica
Treinamento, R&S, cargos e salários, benefícios
* De 1965 a 1985: visão administrativa
Sindicatos regem os indivíduos e as relações Como é hoje:
*De