Gestão de Pessoas
MÓDULO 1 – COMPORTAMENTO INDIVIDUAL E ORGANIZACIONAL
Organizações – Escolas, igrejas, Empresas, Forças Armadas, entre outras - são entidades sociais, cujas atividades se pautam por metas e objetivos, as quais são projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas, coordenadas e, finalmente, interligadas ao ambiente externo.
Comportamento organizacional é o estudo de como os indivíduos se comportam no ambiente de trabalho. Todos são iguais? Todos priorizam as metas e objetivos da empresa em prol de seus desejos individuais?. É fundamental tanto para aqueles que administram a empresa (e que desejam ver metas e objetivos cumpridos), quanto para os que nela trabalham (e que desejam se sentir bem e realizados)
Fatores que impactam nas organizações: ambiente externo (exógenas) e ambiente interno (endógenas).
Ambiente externo – caracterizado pelos fatores econômicos, sociais, demográficos, políticos, tecnológicos, jurídicos e competitivos, nos quais a empresa e seus membros estão inseridos. Exemplo: Volkswagen que na década de 80, operava um mercado de poucos concorrentes e em um país instável, cuja economia se caracterizava por altas taxas de inflação e desemprego. 30 anos depois, se vê obrigada a enfrentar vários concorrentes, que passaram a operar no país após a abertura do mercado no inicio dos anos 90. Alem disso a economia brasileira, estava em pleno emprego e com baixa taxa de inflação.
Estratégias das empresas, comportamento dos indivíduos nas organizações, suas relações de trabalho e com o trabalho dependem de fatores exógenos, ou seja, FATORES QUE NÃO CONTROLAMOS. Estar ou não estar satisfeito com o salário, ambiente de trabalho, benefícios dados pela empresa, dependem das oportunidades que temos a nossa volta.
Ambiente interno – caracterizado pelas particularidades adotadas pelas empresas como missão, visão, valores, metas, objetivos, bem como seus recursos físicos, financeiros e humanos.
Com a