Gestão de pessoas
O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.
Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.
Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)
Resposta:
Com base no texto acima, o processo de parceria, para se ter êxito, requer dos parceiros alguns atributos básicos, tais como confiança mútua, transparência nas informações a respeito e outras, visando maior produtividade, lucratividade e uma maior qualidade de seus produtos ou serviços. Como houve uma redução de gastos com o técnico de sobreaviso e a criação de um novo turno, ocorreu-se um conflito. Para otimizar essa situação, deverá haver um incentivo para o técnico deste novo turno para que ele não se sente prejudicado, como um adicional no salário e que não participe de escalas extras. Outra seria a criação de um rodízio bem fundamentado de acordo com os interesses destes técnicos nas funções e horários pré-estabelecidos, assim ganham o colaborador e a organização que não perderá sua qualidade dos serviços prestados.
2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related Acessado