Gestão de Pessoas
INTRODUÇÃO
Na sociedade atual, temos enfrentado diversas situações onde a busca por profissionais qualificados para preenchimento de vagas em diversos setores torna-se cada vez maior, e mais difícil. Um dos principais motivos causadores dessa constante dificuldade está relacionado à escassez de mão de obra qualificada, a falta de conhecimento técnico que, para muitas pessoas, torna-se o fator que impede o candidato de ser aprovado no momento da avaliação de desempenho ou até mesmo no momento da entrevista. Esse é o maior desafio para o profissional que atua na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, buscar esses profissionais para suprir a necessidade da empresa, que necessita do trabalho humano para desenvolver suas atividades. Dentro dessa perspectiva, buscamos esclarecer qual o principal trabalho dos setores (RH E DP). Esse trabalho tem o objetivo de mostrar a história, o conceito e as diferenças do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento Pessoal.
Nesse trabalho serão apresentadas as funções que cada departamento realiza dentro de uma empresa. Também será demonstrado um pouco da rotina de cada um dos departamentos.
Evolução histórica do Departamento de Recursos Humanos e Departamento Pessoal
Através de estudos e experiências realizados por Frederick W. Taylor, nos Estados
Unidos, e Henri Fayol na França, criou-se um movimento chamado Administração Científica, com o objetivo de dar fundamentação científica às atividades administrativas.
Taylor baseado em seus estudos realizados em oficinas, concluiu que os operários produziam menos do que poderiam produzir, e partir desta constatação, desenvolveu seu sistema de Administração Científica, que do ponto de vista técnico tinha o objetivo de simplificar as tarefas executadas e diminuir o tempo para execução de cada tarefa.
Fayol, que trabalhou como diretor de grandes minas siderúrgicas, também contribuiu para o movimento da Administração Científica, formulando a