Gestão de Pessoas
RECURSOS HUMANOS – MÓDULO V
CRISTIANE MARIA DA SILVA
PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR
PALMARES
2014
CRISTIANE MARIA DA SILVA
PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR
Apresentação de trabalho ao Curso de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para Produção de Texto Interdisciplinar - Módulo IIIII.
Orientador: prof. Carlos Eduardo de Souza
Orientador: profª.Marilucia Ricieri
Orientador: prof. Fábio Henrique Ribeiro
Orientador: prof. Henry Nonaka
Palmares
2014
INTRODUÇÃO
A produção de qualquer bem sempre envolveu pessoas. Porém, o destaque da importância delas no processo produtivo nem sempre foi o mesmo. Segundo o autor Idalberto Chiavenato, ao longo do século XX, o modo como as empresas tratavam a Administração de Recursos Humanos (ARH) era bem definida por três importantes eras: Industrialização Clássica (1900 a 1950), Neoclássica (1950 a 1990) e a Era da Informação (após 1990).
Na Industrialização Clássica surgem os antigos departamentos de pessoal e, posteriormente, os departamentos de relações industriais. O departamento de pessoal era encarregado de registrar a admissão do empregado, atualizar a carteira de trabalho, contar as horas trabalhadas e outras exigências legais da época a respeito do emprego. Ainda nessa era, o departamento de relações industriais assume o mesmo papel do pessoal, porém, acrescido de outras competências, como o relacionamento com sindicatos e a coordenação interna de outros departamentos da empresa para enfrentar problemas sindicais. Nessa era, predominava o conceito de pessoas como mão de obra no sentido bruto. Empregados eram vistos apenas como fornecedores de esforço físico e muscular que operam máquinas.
O Departamento de Recursos Humanos (DRH) surge na era Neoclássica e substitui os departamentos de relações industriais. Nessa época, o DRH (e, posteriormente, a Gestão de Pessoas)