Gestão de Pessoas
Passo 2
Planejamento Estratégico de Recursos Humanos
Conceito de Planejamento estratégico de RH:
O planejamento estratégico de RH é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de um determinado período de tempo. Trata-se de definir antecipadamente qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura. Ocorre que o planejamento de pessoal nem sempre é da responsabilidade do órgão de pessoal da organização, apesar de sua importância.
As bases do planejamento de RH são: a demanda de trabalho e o fornecimento de trabalho. O que é preciso e o que é possível são os dois lados da moeda.
(CHIAVENATO, Idalberto, 2005, pag.78)
Informações importantes sobre o planejamento de RH;
Conforme a visão de CHIAVENATO:
Quando se é definido o Objetivo Organizacional da empresa a Gestão de pessoas entra trabalhando lado a lado. Então começa a ser criada uma estratégia organizacional de RH sempre de acordo com a e Estratégia Organizacional da Organização. Ou seja, a Gestão de Pessoas se torna um facilitador distribuindo os recursos humanos que serão necessários para o alcance do objetivo da organização traduzindo seus objetivos em estratégias organizacionais de RH. Isso fará a empresa chegar a seu ponto desejado.
Um dos aspectos mais importantes da estratégia organizacional é a sua amarração com a função de Gestão de Pessoas. Em outros termos, como traduzir os objetivos e estratégias organizacionais em objetivos e estratégias de RH. (CHIAVENATO, Idalberto, 2005, pag. 75)
De acordo com CHIAVENATO: “Ao criar Estratégias Organizacionais de RH, a Gestão de Pessoas se baseia nos objetivos organizacionais, mas sempre procurando favorecer e Incentivar os colaboradores a buscar seus objetivos individuais. Sempre se procurar integrar a função de RH aos objetivos globais.” (CHIAVENATO, Idalberto, 2005, pag. 75)
Pontos principais