Gestão de Pessoas
ADMINISTRANDO TALENTOS
RESUMO
A gestão de pessoas do passado era algo que o departamento de recursos humanos tinha como responsabilidade, no entanto, com o passar dos anos, notou-se que fazer gestão de pessoas é algo muito mais complexo do que se imaginava, também foi percebido que a gestão de pessoas é papel de cada líder e não mais uma atribuição do recursos humanos. Gerir pessoas é atrair, desenvolver, reter os bons e eliminar os ruins, é também colocar cada pessoa no local certo, atuando focando em resultado e não mais em ordens e tarefas. Cada vez mais podemos dizer que administrar talentos é algo complexo e que faz parte do cotidiano do líder focado em trabalhos por resultados.
Palavras-chave: Pessoas; Talentos; Desempenho.
1 INTRODUÇÃO
A gestão de talentos nas organizações tem cada vez mais importância, pois são elas que fazem a escrita da história da empresa, elas que conduzem e empregam os valores da organização.
Sem as pessoas não existe empresa e sem gestão de pessoas não é possível ter uma equipe de traga resultados, pois cada um tem seu papel dentro da organização e cabe ao gestor, saber como ninguém administrar cada perfil e competência separadamente, assim gerando resultado em cada frente de trabalho onde o mesmo é desafiado.
O perfil do líder esta diretamente ligada ao trabalho que o mesmo precisa executar e cada apenas a ele, saber qual estilo o mesmo deve utilizar para alcançar os resultados esperados pela organização, fazendo a gestão de pessoas e não de recursos.
2 ORGANIZAÇÃO x PESSOAS
Existem várias formas de denominar as pessoas em uma organização: funcionários, empregados, servidores, pessoal, trabalhadores, operários, recursos humanos, colaboradores, capital humano, capital intelectual, recursos, entre outros.
As pessoas se diferem pela personalidade e caráter de cada um, que trabalha na organização, na maneira de administrar os outros recursos existentes e no resultado final