Gestão de pessoas
Profª. Elizete Inez Boing Ribeiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais/EMD 3411 – Gestão de Pessoas
19/05/2008
RESUMO
A área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas. O atual momento das organizações requer ações de gestão que gerem comprometimento por parte dos empregados. A competição acirrada fez com que modelos tradicionais de gestão fossem substituídos por modelos contemporâneos, a fim de gerar valor agregado aos produtos e serviços e proporcionar maior realização pessoal e profissional aos trabalhadores.
Palavras-Chave: Recursos Humanos; Gestão de Pessoas; Empresas.
1 INTRODUÇÃO
A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos os gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização.
A área de Recursos Humanos está associada à área que administra a força de trabalho. Em uma empresa tem que ser responsável por toda a infra-estrutura oferecida ao colaborador para que possa desempenhar bem a sua função. Desde a sua contratação, treinamento e monitoramento.
É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Por isso os colaboradores esperam receber salários justos com sua função e benefícios que o façam realizar cada vez melhor suas tarefas.
2 GESTÃO DE PESSOAS
De acordo com Fisher e Fleury (1998) é “o Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. As questões