Gestão de pessoas
Selecionar os colaboradores, estimulá-los e administrá-los estão entre as atribuições mais delicadas impostas ao micro e pequeno empreendedor que precisa de outras pessoas para ajudá-lo na expansão e na melhoria do seu negócio. E isso se faz por meio dagestão de pessoas.
Aliás, a mudança de nome, de “Recursos Humanos” para “Gestão dePessoas”, representa muito mais do que uma simples alteração na forma de nomear esta prática. O que ocorreu foi uma transformação nas relações entre empregado/empregador. Hoje, o que se valoriza é uma administração conjunta, onde os colaboradores são parceiros e não apenas recursos empresariais.
Entender a importância dos funcionários para a empresa e como eles podem contribuir para o sucesso do seu negócio é uma etapa fundamental para quem quer ter um negócio bem sucedido. Por isto, siga em frente!
Boa gestão resulta em sucesso no negócio
Autor: Sebrae Nacional; ABIP
Os colaboradores são responsáveis pela produção e pelo atendimento ao público e, por isso, devem ser bem treinados e capacitados
É imprescindível escolher bem os funcionários e treiná-los. Um bom atendente deve gostar de trabalhar com público. Já na produção são necessárias pessoas habilidosas que tenham facilidade de lidar com rotinas e repetições.
Esclarecer qual é a missão e o objetivo da empresa para a equipe, e também definir num bom organograma as funções complementares de cada colaborador, com vinculação hierárquica condizente com cada perfil. Isso é fundamental para a correta distribuição de tarefas e supervisão.
Nesse momento inclui-se a criação de um regulamento interno, uma cartilha dos 10 mandamentos e regras de convivência – maneiras de informar os objetivos da empresa, os direitos e deveres de cada funcionário para, a partir daí, poder monitorá-los e coordená-los.
A tendência na área de gestão de pessoas é a evolução com relação à contratação, treinamento e manutenção de funcionários