Gestão de Pessoas
Março/2014
Capacitação, atualização, desenvolvimento contínuo, são palavras básicas para o profissional atual frente à era da informação e globalização. No cenário atual as empresas necessitam reduzir suas estruturas a fim de se tornarem mais competitivas, possuem em geral metas mercadológicas bem definidas e concentram seus esforços no preparo técnico, visando cada vez mais à superação dessas metas no mercado que atuam.
As empresas assumiam no passado a responsabilidade de direcionar a carreira de seus profissionais, hoje; o proprio individuo é que se faz conhecedor e assume este compromisso para garantir seu futuro. O trabalho realizado durante a vida de uma pessoa envolve uma sequencia de estagios e transições que refletem necessidades, motivos e expectativas das organizações e da sociedade. Os profissionais precisam saber a importância de gerir a própria carreira e o planejamento da própria trajetória tem como objetivo garantir qualidade de vida em todas as fases desta.
Para chegar a seus resultados, profissionais capacitados possibilitam gerar estas mudanças, de inovar, fazer a diferença. Para tal deve-se desenvolver além de sua capacitação técnica, características comportamentais fundamentais. No mundo coorporativo, bom relacionamento interpessoal virou frase certa no perfil de qualquer processo seletivo, o conhecimento sem a capacidade de compartilhar não funciona em nenhum lugar, nos revelam várias reportagens. A esse conjunto de habilidades podemos dar de certa forma o nome de inteligência emocional, visto que esta se resume na capacidade de dominar suas emoções e fazer que estas trabalhem a seu favor para ditar seu comportamento e raciocínio de maneira a aperfeiçoar seus resultados.
Existem muitos fatores que podem comprometer a qualidade nos serviços e atendimentos de uma empresa, muitas vezes pequenos detalhes. Devemos lembrar também, que a empresa deve