Gestão de Pessoas
Vivemos na era do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades são vistos como fatores positivos no mercado de trabalho, sendo assim as empresas devem ter a visão de que o capital humano será seu grande diferencial.
Entende-se por capital humano toda capacidade, conhecimento, habilidade, experiência dos trabalhadores. Sendo assim, os investimentos nos mesmos tornam-se importantes, pois proporcionam uma melhoria na capacitação dos trabalhadores gerando benefícios para a empresa.
Dentro de uma empresa todas as áreas são consideradas interdependentes. E é somente quando todas trabalham em harmonia que são alcançados os bons resultados, é alcançada até mesmo a excelência, seja no produto ou serviço oferecido.
Voltando-se para a parte industrial do mercado, encontramos uma necessidade ainda maior de interação entre todas as áreas da empresa. Mas quando paramos para pensar nesta situação, chegamos ao elemento principal para que tudo ocorra conforme os vários planejamentos criados por essas indústrias para se obter os resultados.
“Pessoas”! Sim este é o fator, o elemento principal de qualquer empresa, são as pessoas as responsáveis pela criação de demanda e oferta, por tanto é de responsabilidade principal das empresas a criação de ambientes e meios que favoreçam o trabalho das pessoas. Para isso o criado o departamento de recursos humanos, com áreas especializadas visando sempre o bem estar dos trabalhadores, de forma a exercer produtividade.
Os gestores de diversas áreas desempenham um papel importantíssimo neste quesito, são eles os responsáveis por promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores de uma organização, para que esta possa atingir seus objetivos. E durante o nosso estudo nos focamos nestes.
No mundo globalizado a diferença será feita pelas pessoas que compõem o organismo das empresas, indivíduos com capacidade de comunicação, espírito de equipe, liderança, percepção da relação custo-benefício, foco em resultados.
Gente