Gestão de pessoas
Para que organização possa oferecer aos seus clientes serviços e produtos de qualidade, é fundamental que proporcione boas condições de trabalho e qualidade de vida aos seus colaboradores, evitando expô-los a elevados níveis de stress.
O principal objectivo deste artigo é auxiliar os profissionais na área da Gestão de Recursos Humanos, no tratamento de factores relacionados com a Gestão de Stress, de forma a criar valor acrescentado, para a organização onde trabalham e maximizar as suas práticas, políticas e ferramentas organizacionais.
O Stress está intimamente relacionado com a carga mental associada normalmente ao trabalho e é causado por um desajuste entre o indivíduo e o trabalho, pelos diferentes papéis que o indivíduo tem de desempenhar e pela falta de controlo sobre a sua vida e sobre o trabalho.
Segundo Chiavenato (2005, p.390), "O estresse decorrente de quaisquer circunstâncias que ameaçam ou são percebidas como ameaçadoras do bem-estar da pessoa e que minam a capacidade de enfrentamento do indivíduo. A ameaça pode afectar a segurança física – imediata ou mediata – a reputação, auto-estima, tranquilidade ou aspectos que a pessoas valorize ou deseje manter."
Stressors Organizacionais
Existem uma grande variedade de factores stressantes, nomeadamente as características do papel, as características da tarefa, o estilo de liderança, as relações de trabalho, a estrutura, o clima organizacional e as condições físicas de trabalho.
Principais causas * Sobrecarga do trabalho; * Pressão do tempo e urgência; * Supervisão de baixa qualidade; * Clima de insegurança; * Autoridade inadequada na delegação de