Gestão de pessoas
Tema - Gestão por competência
Objetivo - - Compreender a gestão de pessoas na empresa moderna, a fim de construir um modelo de gestão integrado e estratégico. Interpretar a realidade organizacional com a finalidade fundamental de construir instrumentos e ferramentas de gestão para auxiliar o gestor em um processo decisório.
Justificativa - A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo o mundo. E essas, vem sendo causadas pela inadequação das formas tradicionais de gestão de pessoas para atender as necessidades e expectativas das empresas e das pessoas.
Introdução - Um modelo de gestão por competência deve oferecer um conjunto de conceitos e referenciais que, a um só tempo, permite compreender a realidade organizacional e disponibilize instrumentos para a ação sobre esta realidade (FISCHER 2001 e 2002).
Para a compreensão da realidade desta gestão é necessário analisar os conceitos de competência, complexidade e espaço ocupacional.
Desenvolvimento - A gestão de pessoas passa por uma grande transformação e exige um novo conjunto de referenciais teóricos para interpretar a realidade organizacional. Tem-se encontrado nos conceitos de competência, complexidade e espaço ocupacional o referencial necessário para compreender a gestão de pessoas na empresa moderna e para construir um modelo de gestão integrado e estratégico. A competência é compreendida por muitas pessoas e por alguns teóricos como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que desenvolva suas atribuições e responsabilidades. A complexidade permite visualizar as pessoas em sua relação dinâmica com a organização. Esse é um aspecto importante para responder as críticas e limitações apontadas por autores como Zarifian (200l) sobre o uso do conceito de competência atrelado a ideia de posto de trabalho ou cargo. O conceito de espaço