Gestão de Pessoas x Desempenho Operacional
Aline Ordakowski Bartholo
Lais Alves Ventura
RESUMO
A gestão de recursos humanos é frequentemente apontada como uma variável que influencia positivamente no desempenho operacional dos funcionários, pois é ela quem monitora as habilidades e competências exigidas para cada cargo.
Assim sendo, o desempenho operacional impacta no resultado econômico das organizações, bem como na sua produtividade. Um desempenho superior em operações, na maioria das situações, é fortemente dependente das pessoas.
Palavra-Chave: Gestão de Pessoas, desempenho operacional, competências, habilidades.
INTRODUÇÃO
As organizações tendem a ser fundamentalmente influenciadas pelas pessoas que nelas trabalham. Possuem em sua estrutura funcional, um coletivo de indivíduos que se utilizam de suas habilidades e competências para atingir a produtividade organizacional desejada. O desempenho operacional e a gestão de pessoas, estão intimamente relacionadas com a consecução dos objetivos organizacionais. Se torna um desafio, pois avaliam e orientam o alinhamento da gestão de pessoas com a gestão organizacional, a fim de se obter a eficácia organizacional.
Toda e qualquer organização depende, em maior ou menor grau, do desempenho humano para seu sucesso. Por esse motivo, desenvolve e organiza uma forma de atuação sobre o comportamento que se chama gestão de pessoas.
Somente as pessoas que trabalham bem geram bons resultados e, consequentemente, interessa às organizações. Portanto, direcionar e trabalhar as habilidade e competências individuais, faz com que se fortaleça tais características, tornando esses funcionários necessários a organização, para assim atenderem a demanda organizacional exigida.
Cada profissional possui seu atributo que o tornam único. Desenvolver e mostrar essas características não é um processo fácil, porém, são através dessas capacidades técnicas que as pessoas são