Gestão de Pessoas: Um estudo sobre a Avaliação de Desempenho em uma Empresa de Grande Porte
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SANTOS-SP
2013
Francisco Vastella Júnior
Grace Carolaine Aracíbia
Maria Angélica Dias
Nayla dos Santos Pereira
Título: Gestão de Pessoas:
Um estudo sobre a Avaliação de Desempenho em uma Empresa de Grande Porte.
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, na disciplina Gestão de Pessoas do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob a orientação da Profa. MS. Nieves Orosa Vilarño Teixeira.
SANTOS-SP 2013
Introdução.
“Organização é a forma que assume toda associação humana para atingir um objetivo comum”.
Uma organização contém elementos humanos e materiais empenhados, coordenadamente, em atividades orientadas para resultados, ligados por sistemas de informação e influenciados por um ambiente externo, com o qual a organização interage permanentemente.
Toda organização existe com a finalidade de dar atendimento às necessidades das pessoas. Muita além de prover as necessidades das pessoas, a organização tem nas pessoas o seu maior patrimônio.
Diante disso, rotinas como recrutar, selecionar, contratar, demitir, remunerar, avaliar, promover, assegurar integridade e saúde física e outras tradicionais deixam de serem as únicas preocupações (operacionais), o Gestor de Pessoas deve focar a organização como um organismo vivo que recebe influências do meio onde está inserido, protegendo e fortalecendo o Capital Humano das agressões sócio-econômicas-ambientais, ocupar-se da cultura e clima organizacional tornando a “empresa feliz”, promover a aprendizagem contínua dos colaboradores, implementando a organização que aprende, e assim voltar-se para as questões táticas e estratégicas.
O Gestor de Pessoas deve atuar como um comandante que se preocupa com ‘o moral