historia ginastica
Assim,a presença da ginastica no programa de educação fisica se faz legitima na medida em que permite ao aluno a interpretação subjetiva das atividades ginasticas,atraves de um espaço amplo de liberdade para vivenciar as proprias ações corporais. A abordagem problematizadora,anteriormente exemplificada,assegura a globalidade das açoes das crianças e a compreensão do sentido da pratica.
Acreditamos que a linguagem corporal gimnica prescinde,se funde e se articula as linguagens artisticas como a musica, as artes plasticas ou visuais e das artes cenicas,ja que,atraves da tematização, da investigação teorica e da pesquisa de movimentos,realiza-se,constantemente,interpretação e representação de personagens,ideias e sentimentos,comportamentos.paraue tudo isso se torne possivel,é necessario,porem implementar uma alternativa didatica e uma orientaçao metodologica em que prevaleça o envolvimento coletivo na discussão e tratamento dos conflitos e situação que decorrem da dificil tarefa de criar,aprender e se expressar em conjunto,mas respeitando os limites e as possibilidades de cada um.
As concepções de ensino sao abertas quando os alunos participam das decisões em relação ao objetivos,conteudos e ambitos de transmissao dentro deste complexo de decisão. O grau de abertura depende do grau de