Gestão de Pessoas Conceitos
1a) Os vários fatores que contribuem para as mudanças de nossa realidade social são: mudanças econômicas, como por exemplo, aumento da inflação e dos tributos e encargos trabalhistas que recaem diretamente sobra a folha de pagamento dos funcionários; mudanças tecnológicas, como sistemas computacionais que otimizam os processos de RH; mudanças sociais, como por exemplo a mudança na constituição das famílias e a inserção das mulheres no mercado de trabalho; mudanças culturais, como combate ao racismo e a inserção de deficientes no mercado de trabalho; mudanças legais e políticas, como por exemplo, as consolidações das leis trabalhistas; mudanças demográficas, como o aumento do número de idosos; mudanças ecológicas, como o aumento da poluição e os movimentos de conscientização ambiental.
1b)
Gestão de Talentos Humanos: A origem do termo se deu por considerarem os funcionários, talentos humanos. Foi lhes atribuído diversas características como genialidade, capacidade de pensar, imaginar, criar, etc. Então por denominarem as pessoas como talentos humanos, a área que gerencia as pessoas (talentos humanos) recebe este nome.
Gestão de Parceiros ou Colaboradores: Foi visto que os funcionários não eram apenas pessoas desempenhando uma função, eram pessoas que estavam colaborando para o crescimento da empresa, ajuda ela a atingir as suas metas. O funcionário e a empresa desenvolvem um papel de parceria. Por isso o nome, Gestão de Parceiros ou Colaboradores.
Gestão de Competência: Cada colaborador tem competência pra desenvolver suas funções adequadamente. São pessoas que possuem habilidades, conhecimentos pra desempenhar suas tarefas. São consideradas competentes no que fazem. Então área pode também receber este nome.
Gestão do Capital Humano: capital humano é como uma ferramenta para produzir valor econômico para as organizações, este valor é alcançado através da capacidade, conhecimento, competência e atributos de personalidade do indivíduo.