A evolução do conceito de gestão de pessoas
Acadêmica Luciana Medeiros dos Santos
Professor-Tutor Externo: Fernanda Aguiar
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Marketing (EMD0269) – Prática do Módulo I
17/11/2012
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade demonstrar a grande mudança e transformação a partir da década de 50 nos processos de Recrutamento e Seleção de pessoas, apresentando os novos conceitos e a valorização do fator humano nas organizações modernas, onde são desenvolvidas novas competências e apresentados novos desafios através da Gestão de Pessoas.
A busca constante por maiores e melhores resultados está levando as empresas a focar cada vez mais no bem estar de seus funcionários, através de benefícios, preocupando-se cada vez com a capacitação e formação de suas equipes garantindo assim a retenção de talentos.
Palavras-chave: Mudança e Transformação. Valorização do Fator Humano. Gestão de Pessoas.
INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais onde acompanhamos diariamente a evolução e o avanço tecnológico, o capital humano nunca esteve tão em alta, desta forma as organizações tem se preocupado constantemente com a Gestão de Pessoas e com as habilidades de liderança de seus Gestores. Conforme Quinn (Quinn ET al., 2003) Um bom gestor deve ser uma pessoa dinâmica que integra as competências de um líder, alguns papéis que um líder deve estar preparado para exercer: mentor, facilitador, monitor, coordenador, diretor, produtor, negociador e inovador. Gestão de pessoas é uma expressão nova que evoluiu das áreas que designávamos no passado de Administração de pessoas ou Recursos Humanos. O nome de Gestão de Pessoas segundo Davel e Vergara (2009) tem sido rebatizado muitas vezes e cada nova denominação reflete o ajustamento de uma certa evolução, mas também a consolidação de um novo processo.
1. OS FUNDAMENTOS DA EVOLUÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS
Os fundamentos que