Gestão de pessoa 1
A- Como a amizade entre colaboradores poderia contribuir para a superação dos problemas no âmbito profissional?
R: A amizade contribui muito para o clima organizacional da empresa, embora o clima organizacional seja algo abstrato, intangível, é possível identificar aspectos que denotam insatisfação e, com isto, podem ser localizados vários “sinais” que demonstram níveis de insatisfação dos colaboradores. Esses “sinais” fornecem parâmetros para a identificação das causas que mais estão afetando positivamente ou negativamente a empresa. Alguns desses sinais a amizade influencia diretamente os quais são:
Conflitos interpessoais e interdepartamentais- Esta é a forma mais aparente do clima de uma empresa. A intensidade dos conflitos é que demonstra, muitas vezes, um clima agradável ou tenso.
Turnover- As organizações sofrem um processo contínuo e dinâmico de renovação de seu quadro pessoal, por saídas voluntárias ou involuntárias.Desta forma a rotatividade não é uma causa, mas efeito de algumas variáveis externas e internas. E a amizade é um dos quesitos dessas variáveis internas.
Segundo Bom Sucesso (1997, p.36) A valorização do ser humano, a preocupação com sentimentos e emoções, e com a qualidade de vida são fatores que fazem a diferença. O trabalho é a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivência, e, por outro, estabelece relações interpessoais, que teoricamente serviriam para reforçar a sua identidade e o senso de contribuição.
“A confiança é a base de qualquer relação. E é sobre esse pilar que devemos construir o relacionamento com nossos colaboradores (BERNARDINHO, 2006, p. 52)
No ambiente de trabalho,