Gestão de mudanças
Introdução2
Mudança organizacional3
Conhecer as razões da mudança3
Gerenciar a mudança4
Diagnóstico organizacional5
Direção da mudança5
Estratégias para o processo de mudança5
Métodos de mudança5
Referências7
Conclusão8
INTRODUÇÃO
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Toda organização possui sua cultura, sua maneira de ver e fazer o futuro e suas características próprias, mas sabe-se que essas particularidades sofrem mudanças constantemente. Tais mudanças podem ser posições novas no mercado, mudanças de função, mudança na missão, visão e valores da empresa, novas leis trabalhistas ou mudanças estratégicas. Inúmeros fatores externos e internos impulsionam a mudança nas organizações.
Seja qual for a mudança é necessário: * Conhecer as razões da mudança; * Gerenciar o processo de mudança; * Realizar um diagnóstico organizacional; * Definir a direção da mudança; * Estabelecer um plano estratégico de mudança e * Monitorar e avaliar o processo de mudança.
CONHECER AS RAZÕES DA MUDANÇA
As principais causas da mudança organizacional surgem dos fatores externos ou dos fatores da própria organização. Seguem abaixo alguns desses fatores: FATORES EXTERNOS | FATORES INTERNOS | GlobalizaçãoMudanças na legislaçãoSocialExigência dos clientesCompetiçãoInovação tecnológica | DesempregoCaracterísticas pessoais dos gerentesNova liderançaCrescimento organizacional |
Identificando as causas para começar as mudanças na organização é o momento de criar estratégias e novas ideias para que essas mudanças sejam bem sucedidas.
GERENCIAR A MUDANÇA
Outro passo importante da gestão da mudança é escolher quem vai gerenciar as alterações que serão feitas nas organizações. As mudanças não podem ser feitas somente por uma pessoa e sim por uma equipe juntamente com um (ou mais) líder (es). Todos os membros da