Trabalho da compaixão
Módulo 6-Deontologia e animação sociocultural
Professora Paula
Introdução:
O nosso Trabalho tem como tema a “compaixão”, no fundo falaremos um pouco de como é, e de como pode ser tratada no dia-a-dia. Todos nós temos um conhecimento base do que é a compaixão, sabemos que é o acto de ajudar o próximo, um pouco de entreajuda, e de solidariedade, no entanto existe muita gente incapaz de ter um acto de compaixão para com o próximo, por isso o nosso trabalho, mais a parte da apresentação e da actividade tem como objectivo base promover a entreajuda, porque embora não notemos pequenos gestos fazem grandes momentos, e grandes momentos só são construídos por grandes pessoas.
Conceito de compaixão:
A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. O ato de compaixão é um dos atos mais sinceros que pode existir, existe principalmente na necessidade de ajudar os outros. Um misto de sentimentos superlativos que vão do Desejo, à vontade de bem-querer. Intensa e Arrebatadora, manifesta-se nos mais pequenos gestos.
História:
Por vezes apenas um olhar pode ser um ato de compaixão, por vezes apenas um sorriso pode melhorar o dia de quem chora…
Lembro-me de um dia chorar nas escadas da escola pela morte da pessoa mais importante da minha vida, chorava pela morte do meu avô, e eu senti repentinamente uma mão no meu ombro, fechei os olhos e desejei que fosse ele a dizer: “princesa eu não parti” mas não, era alguém que nunca me tinha visto mas decidiu abrir os braços para receber minhas lágrimas, e eu chorei abraçada a alguém que nem o seu nome eu sabia, chorei e deixei que as minhas lágrimas desaguassem no seu ombro, nunca falei, a pessoa sem conhecer a minha historia levantou-se deu-me um beijo na testa e nunca mais a vi, não sei quem é, nem sei o seu nome, mas não esquecerei