Gestão de mudanças
Gestão de mudança é uma área da administração que foca na necessidade de constante adaptação das empresas. Pois, são dotadas de paradigmas que fazem parte de sua cultura organizacional. Esses paradigmas são comuns e regem o comportamento das pessoas, exigindo assim, uma atitude inovadora e eficiente, pois as pressões internas e externas impõem esses desafios para as empresas, apresentando a necessidade real da mudança. A mudança organizacional pode se dar de várias formas, como por exemplo, uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social ou modificação no seu direcionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão. A mudança é um processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança e tempo.
A gestão da mudança é um processo eficaz de atribuição de recursos, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia. Existem diversas condicionantes que influenciam o processo de mudança de uma organização, como o nível de recursos que a empresa dispõe, o setor onde se insere, a maior ou menor necessidade de mudança, qualidade da gestão e a atual envolvente política, econômica, social, tecnológica, ambiental e legal.
Habitualmente, torna-se necessário promover um processo de mudança quando a organização não satisfaz os acionistas. Os sinais evidentes de necessidade de uma intervenção profunda poderão ser de caráter quantitativo ou qualitativo. Diminuição das vendas, perda de quota de mercado, aumenta de custos, redução de rendibilidade, poderão ser claros sinais de uma deficiente gestão. Insatisfações dos clientes, fornecedores e colaboradores, são também sérios alertas de caráter qualitativo.
Para se promover um processo de mudança, é necessário que o líder tenha um perfil adequado a este tipo de processo. Terá que possuir um conjunto de competências eexperiência em situações similares e grande