Gestão de Mudança
Aluno: Thiago Donato de Amorim
MUDANÇA PLANEJADA
A mudança planejada ocorre de forma intencional. Aplicada para melhorar a capacidade da organização em se adaptar às mudanças do ambiente externo e atingir novos objetivos. Com essa melhora visa à mudança de comportamento de seus funcionários, por exemplo:
A mudança planejada possui uma ordem de magnitude.
A mudança de primeira ordem: é linear, contínua e sutil, não implicando em modificações nos princípios adotados pelos membros da organização em relação ao mundo.
A mudança de segunda ordem: é uma modificação multidimensional, descontínua e radical, que envolve uma reformulação na organização e no mundo o qual ela opera.
Por que as organizações realizam programas de mudança planejada?
Há a necessidade da realização das mudanças, sendo grande ou pequena sempre envolverá política, economia, aspectos sociais, tecnológicas, ambientais e legais.
Habitualmente, torna-se necessário promover um processo de mudança quando a organização não satisfaz os stakeholders.
Os sinais evidentes da necessidade de uma intervenção profunda, poderão ser de caráter quantitativo ou qualitativo.
Ex.: Diminuição de vendas, perda de quota de mercado, aumento de custo, redução de rendibilidade, poderão ser claros sinais de uma gestão deficiente. Insatisfação dos clientes, fornecedores e colaboradores são também sérios alertas de caráter qualitativo.
Há pelo menos três motivos específicos para a mudança planejada:
1. Mudanças ambientais ameaçam a sobrevivência da organização.
Este motivo esta relacionado com a mudança externa. A tecnologia está evoluindo cada vez mais com o passar dos anos e muitas vezes por isso as organizações acabam ficando ultrapassadas em relação aos produtos oferecidos, assim tendo que planejar uma mudança caso queira permanecer no mercado.
2. Mudanças ambientais oferecem novas oportunidades de prosperidade.
A descoberta de oportunidades tem