gestão de manutenção
A manutenção tem a função de assegurar que todos os ativos de uma empresa cumpram e continuem cumprindo as funções para os quais foram especificados.
A gerencia da e a gestão de todos os ativos próprio da empresa, visando a maximização do retorno do investimento nestes ativos.
ANALISE DE MANUTENÇÃO: é feita utilizando a documentação, ordens de serviço, banco de dados(histórico), etc, com a finalidade de detectar um desvio da situação atual para a desejada.
Arvore de Falhas: é um sistema lógico e sequencial de eventos utilizados para a análise da confiabilidade de um item.
Defeito: é a alteração das condições de um item, máquina indisponível, mas se não corrigido levará a máquina a falha.
Diagnostico: é a identificação da causa provável de uma falha ou defeito com ajuda de dados levantados, experiência e raciocínio.
Disponibilidade: é a capacidade de um equipamento estar em condições de desenvolver sua função em um determinado momento ou período de tempo, nas condições e rendimentos definidos.
Manutenabilidade: é a capacidade de um item ser mantido e recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescrito.
Manutenção Corretiva: é manutenção realizada num equipamento que está sobre falha, para sanar falha.
A manutenção corretiva pode ser de emergência ou programada, dependendo dos efeitos e consequentemente das necessidades do atendimento.
MANUTENÇÃO CORRETIVA (VANTAGENS)
Se os equipamentos forem novos, pode – se esperar um período de ocorrência de falha ou defeito, ou seja, sem manutenção e sem custo.
Desvantagem: as falhas ou defeitos ocorre – se um controle (inesperado) maiores custos devido a saída do equipamento.
Maior custo de pessoal em função da hora extras ou emergência maior de custo de reparo ou troca de peças, estragadas e adicionais.
Redução da vida útil do equipamento, uso