gestão de fornecedores
Diálogo permanente com nossos parceiros estimula a adoção de boas práticas de sustentabilidade na cadeia de suprimentos
No Brasil, mantemos relacionamento com cerca de 6 mil empresas, de diferentes portes e setores, instaladas em distintas regiões do País. A gestão desses fornecedores valoriza o diálogo, o controle de riscos, a adoção de boas práticas e a conformidade com os princípios globais da companhia. Ela ocorre em três níveis: nacional (Brasil), regional (América Latina) ou global, sendo a maioria das grandes negociações realizada pela Unilever’s European Supply Chain Company (USCC), na Suíça. Nossos fornecedores são divididos em três categorias: de itens produtivos (ou seja, de materiais que são usados na fabricação de nossos produtos, como ingredientes e embalagens); de itens não produtivos (materiais de escritório, por exemplo); e logísticos, que atuam no transporte de matérias-primas e na distribuição de produtos acabados.
Dessa forma, podemos priorizar dois aspectos centrais no relacionamento com esses parceiros: garantir a competitividade de custos e a máxima qualidade das matérias-primas, insumos e serviços; e assegurar que suas atividades respeitem princípios de sustentabilidade, com ênfase em direitos humanos e gestão social e ambiental. Nos últimos anos, desenvolvemos um sistema que permite o monitoramento da cadeia de suprimentos, o aprimoramento das relações comerciais e a adoção das melhores práticas. Intitulada Unilever Supplier Qualification System (USQS), a ferramenta serve para o cadastro de toda empresa que fornece para a Unilever, com foco, na primeira etapa do projeto, em fornecedores de itens produtivos.
O USQS reúne informações essenciais para a realização de avaliações de risco e auditorias. Com base nos dados inseridos no sistema, a área de compras consegue entender os potenciais riscos de compra de matérias-primas e insumos de fornecedores. Para os parceiros da categoria de itens produtivos, a Unilever