Gestão de energia
GESTÃO AMBIENTAL
Adriany Carneiro Pereira
Mônica da Silva Brito
Gildásio Cândido dos Santos
Luciana Gonçalves Mendes
Luis Felipi Cardoso Leitão
Pablo Suísso da Costa
Maria Jéssica da Silva Marinho
Alessandra da Silva Caetano
GESTÃO DE ENERGIA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Profº
Caíme Ramos para aproveitamento da matéria de Gestão Ambiental.
RIO DE JANEIRO
MARÇO DE 2012
ÍNDICE
1-INTRODUÇÃO
2- ISSO 50001
3- COMO ECONOMIZAR ENERGIA
3- HIDROÉLETRICAS NO BRASIL
4- MATRIZ ENERGÉTICA
5- A IMPORTÂNCIA DO HORÁRIO DE VERÃO
GESTÃO DE ENERGIA
O desempenho energético é um termo amplo, que abrange a eficiência energética, a intensidade energética e o consumo energético, bem como a forma de utilização de qualquer tipo específico de energia em uma determinada atividade.
Como qualquer outro sistema de gestão, sua implantação visa, como principal resultado, a alcançar níveis superiores de desempenho na utilização das diversas formas de energias pela organização. A permissão básica é a revisão sistemática e periódica dos diversos processos sob a luz dos procedimentos estabelecidos, tornando possível identificar as oportunidades de melhorias e viabilizar a sua implantação.
O início do processo de implantação do sistema de gestão de energia requer a definição de uma política energética apropriada pela organização e a identificação das diversas formas de energias utilizadas no desenvolvimento de suas atividades e dos requisitos legais aplicáveis, aos quais a organização deverá compulsória ou voluntariamente, atender.
Requer ainda a identificação das prioridades a serem observadas e dos objetivos de desempenho energéticos a serem avançados. Uma estrutura realmente de gestão e acompanhamento e um programa de implantação da política energética deverão ser estabelecidos, para assegurar o cumprimento dos