Mito
O que é mito?
São Paulo - 2012
2 - Folha de rosto
E.E Eurico Figueiredo
O que é mito?
Nome: Natália Santos Manoel nº 36; 1ºA
Disciplina: Filosofia
Profº Evaldo São Paulo - 2012
3 - Introdução
Os mitos são histórias baseadas em tradições e lendas para explicar o universo, fênomenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são suficientes. A maioria dos mitos envolvem uma certa "força sobrenatural" mas alguns são apenas lendas passadas de geração em geração.
Muitas vezes o termo é frequentamente associado à religiões fundadas por sociedades antigas.
Pessoas religiosas tomam como ofensa caracterizar sua fé como um conjunto de mitos, por isso podemos afirmar que a religião em si é uma mentira. Ainda assim, há pessoas que concordam que cada religião tem um grupo de mitos que se desenvolveram às escrituras.
4 - Conteúdo
Um mito é uma narrativa tradicional com caráter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.
Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem (ex: cerimônias, danças, orações, sacrifícios...).
O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento