Mito
(Nome dos alunos)
Trabalho de Filosofia Mitos
(Cidade)
2015
1. O que é mito:
Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos de realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. 2. Significado da palavra mito
Segundo o dicionário Michaelis, mito é uma palavra de origem grega e significa: “Fábula que relata a história dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade pagã”; “Interpretação primitiva e ingênua do mundo e de sua origem”; “Tradição que, sob forma alegórica, deixa entrever um fato natural, histórico ou filosófico”; “Exposição simbólica de um fato”; “Coisa inacreditável”; “Enigma”; “Utopia”; “Pessoa ou coisa incompreensível”.
3. Funções de um mito
Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo conhecido ao Homem.
4. Características do mito
O mito pode ser real ou lendário, mas o importante é a mensagem que ele deixa ou que interpretamos por meio dele. Temos os mitos gregos, até hoje presentes na humanidade, como o de Eros e Psique, ou melhor, do amor romântico envolvendo sexo, carinho e insegurança. Ou temos o mito de Tiradentes ou Che Guevara, erguendo a bandeira da politização e do desejo de liberdade. Em todos os mitos há algumas características básicas:
- há uma história e um fundo moral nelas e que devemos analisar cuidadosamente;
- imprime a psicologia de forma adequada de modo que possamos