gestao de energia
Nos sistemas fotovoltaicos a radiação solar é convertida em energia elétrica por intermédio dos chamados semicondutores, que são configurados em elementos denominados células fotovoltaicas. Os semicondutores feitos de silício são os mais usados na construção das células e o seu rendimento possível razoável é, atualmente, de cerca de 25-30%. Uma vez que cada célula produz uma corrente contínua de intensidade relativamente fraca, procede-se à sua associação para obter, após agrupamento, um conjunto denominado módulo fotovoltaico. O agrupamento de módulos, colocados nua mesma estrutura de suporte, forma um painel. Quando incide luz solar com energia suficiente sobre estas estruturas, produz-se uma corrente de elétrons , obtendo-se assim energia elétrica utilizável.
As tecnologias solares diretas para obter energia solar incluem a tecnologia fotovoltaica e a tecnologia térmica solar.
Pode ser trabalhada como uma tecnologia não elétrica: de forma passiva na arquitetura bioclimática, e de forma ativa, com coletores térmicos solares para aquecimento de água ou suprimento de calor em edifícios (Ottinger, 1991).
O sistema fotovoltaico é composto de “células” de material semicondutor que converte a luz solar diretamente em energia elétrica (Ottinger, 1991). Estações Centrais Fotovoltaicas
O sistema fotovoltaico não emite poluentes durante sua operação e é muito promissor como uma alternativa energética sustentável, entretanto gera impactos ambientais a serem considerados.
Apesar de neste trabalho a apresentação das fonte energética aqui expostas não contemplam os impactos ambientais oriundos da fabricação dos componentes de seu sistema, cabe ressaltar o caso dos painéis fotovoltaicos, pela magnitude dos impactos embutidos neste recurso.
O impacto ambiental mais significante do sistema fotovoltaico para geração de energia solar é provocado durante a fabricação de seus materiais e construção, e também