Gestão Ambiental - Energia Geotérmica
Campus Recife
Curso Administração
8º NC
Cleiton Rodrigues
George Lopes
Ivânia Viana
Karla Alves
Maria José Cavalcante
Paulo Fernando
Rafaela Galdino
Suzana Almeida
Welligton Araújo
GESTÃO AMBIENTAL
Tema: ENERGIA GEOTÉRMICA
Recife
2014
INTRODUÇÃO
O conceito de energia evoluiu muito ao longo da História. No início dos tempos, o Homem contava com a “força muscular” que adquiria através dos alimentos. Mais tarde, o homem aprendeu a desenvolver processos que lhe permitiram utilizar, com melhor eficácia, a energia que já conhecia, mas também utilizar outras formas de energia. A descoberta do fogo constituiu um importante marco em toda esta evolução.
Atualmente, sabemos que a energia, embora seja só uma, pode manifestar-se de diversas formas. O homem consegue transformar uma forma de energia em outra forma de energia. Conhecemos algumas manifestações de energia, consoante as fontes de onde elas vêm, por exemplo, a eólica, dos ventos, a térmica, das fontes de calor, etc.
Neste trabalho buscamos abordar a energia geotérmica; como se pode definir, onde se utiliza e quais algumas das suas vantagens e desvantagens e etc.
A grande parte da energia elétrica tem origem na queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, métodos muito poluentes. Devido à necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em maiores quantidades, foi desenvolvido uma maneira de aproveitar o calor que emana da terra para a produção de eletricidade. O aproveitamento da energia geotérmica consiste na captação no solo dessa energia gratuita, transformando-a em energia eléctrica a ser utilizada por todos.
DEFINIÇÃO
Energia geotérmica ou energia geotermal (geo: terra; térmica: calor). É a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C. que, devido a fenómenos vulcânicos