Gestão de empresas familiares
INTRODUÇÃO 2
1. EMPRESAS FAMILIARES: Limites e Possibilidades 6
1.1. Empresas Familiares e suas Peculiaridades 6
2. Planejamento das empresas familiares 17
2.1. Planejamento Estratégico 17
2.2. Planejamento Sucessório 23
3. ANÁLISE DA PESQUISA. 27
3.1 Metodologia de Pesquisa 27
3.2 Resultado da Pesquisa 28
CONSIDERAÇÕES FINAIS 33
REFERÊNCIAS 38
ANEXOS 41
INTRODUÇÃO
O Objeto de estudo deste trabalho trata-se de empresas familiares, com intuito de identificar características específicas, vantagens e desvantagens, principais dificuldades na sua gestão, no planejamento e principais diretrizes, para que o mesmo possa auxiliar no desenvolvimento e crescimento de outras, bem como na contribuição para o conhecimento próprio e dos demais interessados no referido tema.
Complementarmente, o resultado deste trabalho não tem a pretensão de mostrar verdades absolutas ou mesmo soluções para todos os problemas, mas sim compartilhar experiências que merecem uma atenção especial, por tratar-se de um assunto de importância significativa para o desenvolvimento sócio econômico que as empresas familiares representam, bem como, as principais dificuldades e entraves para gerir e se desenvolverem em um mercado competitivo em constante mudança, além de tentar entender, por que é mais evidente resistência a mudanças por parte dos dirigentes em empresas familiares. Identificar a razão pela qual a implantação do planejamento não é executada de forma satisfatória, onde mesmo após auxilio de profissionais os planos de ação não são implantados.
A pretensão neste trabalho é mostrar a real vivência das empresas familiares de Sorocaba, e como estas lidam com os problemas do dia-a-dia, seu trabalho para se manter no mercado competitivo, e sua luta para sobreviver diante da concorrência.
Dentre as empresas entrevistadas tentar identificar os seguintes aspectos: Qual a influência do planejamento familiar no