Gestão de empresa rural
1-Qual a ideia central do artigo? O artigo de autoria de João Luiz Passador, Luiz Artur Bernardes da Rosa e Cláudia Souza Passador, foi realizado no estado do Paraná, mais precisamente na cidade de Londrina, tendo o foco nas pequenas propriedades rurais, evidenciando a agricultura familiar e analisando os diversos fatores que influenciam na comercialização da produção agroindustrial. O interesse dos pesquisadores partiu da perspectiva dos agricultores de poderem produzir, agroindustrializar e comercializar. Sendo assim, o trabalho limitou-se em abordar os seguintes fatores: o mercado, os recursos financeiros e a regularização.
2- Dificuldade na comercialização dos produtos.
De acordo com informações obtidas pelos pesquisadores, o estado do Paraná destaca-se nacionalmente pela expressiva participação na produção de commodities. No entanto, em torno de 80% da produção do Estado é proveniente da agricultura familiar que comercializa na forma in natura, a maior parte de sua produção de alimentos, perdendo a oportunidade de agregação de valor ao produto primário através da agroindustrialização, gerando assim um dos principais problemas para o produtor rural.
No Paraná, a atividade rural está distribuída entre a agricultura familiar e a empresarial que produzem para o mercado interno e externo. A agricultura familiar tem sua produção diversificada entre produtos para consumo interno e para exportação. Entretanto sua maior contribuição para o abastecimento interno não tem sido recompensada por preços que remunerem satisfatoriamente a atividade, que provoca outro grande problema, que é a desvalorização do produto seria comercializado. Acima foi citado talvez os dois maiores problemas para o homem do campo, mas além desses, existem outros que também dificulta a comercialização, como domínio da tecnologia de produção, a comercialização dos produtos, o acesso a recursos financeiros, a adequação às leis que regulamentam o setor, a