Gestão de custos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ADMINITRAÇÃO DE EMPRESAS
Gestão de Custos
Professor: Alexandre André Feil
Aluno: Fabiano Rodrigo Kalkmann
Lajeado, 12 de Agosto de 2013.
TRABALHOS SOBRE CONTABILIDADE DE CUSTOS “TDE”.
1- Qual foi à época do surgimento da contabilidade de custos e como se procedeu (ou foi impulsionada) sua evolução desde o surgimento até os tempos atuais.
Até a segunda metade do século XVIII a contabilidade era trabalhada de maneira muito simples, sua finalidade era basicamente, atender organizações voltadas ao comercio de mercadorias, neste segmento apenas era analisado o estoque de mercadorias. Comprava-se um valor “x” de mercadorias, estas mercadorias eram valorizadas e posteriormente revendidas, no final do período, através de um simples cálculo de entrada e saída de mercadorias visualizava-se o lucro bruto obtido, com esta informação, descontavam-se os custos operacionais como despesas financeiras, financiamentos, aluguéis, salários entre outros, desta forma, obtinha-se o lucro liquido da operação no período.
Enquanto o processo era comercial e ou artesanal tudo bem, esta maneira de análise contábil atendia as organizações da época, mas a partir da Revolução industrial, na metade do Século XVIII, a contabilidade precisou evoluir, pois já não atendia as necessidades das fábricas e organizações, que estavam em pleno desenvolvimento técnico e comercial, grande utilização de mão de obra humana, surgimento de novos sistemas de custeio e desta forma, se fazia necessários métodos mais complexos de registrar e controlar os custos de produção.
Este foi o impulso inicial para o surgimento e evolução da contabilidade de custos. Falo em evolução, pois, com o passar do tempo e fatos históricos como 1ª Grande Guerra, a concorrência entre as empresas, a própria evolução da indústria e a secasses de recursos, fez com que a “Contabilidade de Custos” cria-se mecanismos melhores e mais complexos