Gestão de custos
1.1.1. CUSTOS
Custos são os sacrifícios ou esforços monetários que a empresa necessita para alcançar seus objetivos, sendo ligados diretamente ao produto ou serviço da organização. No caso de uma indústria podemos entender Segundo Megliorini (2007,p.07) “Custos: correspondem à parcela dos gastos consumida no ambiente fabril para a fabricação do produto.” Ou seja são todos os gastos utilizados na produção como: mão-de-obra, matéria-prima, embalagens, manutenção de maquinas, entre outros. No caso de um comercio os custos são: os gastos com as compras das mercadorias exemplos: valor da mercadoria, valores relativos à ICMS, IPI, seguros e frete. Em relação à prestadora de serviços os custos são: mão-de-obra, materiais utilizados na prestação do serviço.
1.1.2. GESTÃO DE CUSTOS
1.2. CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS
Os custos são classificados em diretos, indiretos, fixos e variáveis. Essa separação ajuda a melhorar o nosso entendimento em relação aos custos, facilitando assim o calculo dos custos em relação ao produto ou serviço para compor o valor de venda do mesmo. Megliorini (2007, p.08) refere que “Os custos precisam ser classificados para atender às diversas finalidades para as quais são apurados.”
1.2.1. CUSTOS DIRETOS
Custos diretos são os gastos apropriados diretamente aos produtos ou serviços, ou seja, que podem ser mensurados de maneira clara e objetiva, quando é possível identificar a quantidade exata de materiais necessários para cada produto produzido ou para cada serviço prestado. Figueiredo e Caggiano (2008, p. 41) ressaltam que “A expressão custo direto é aplicada somente àqueles custos que podem ser prontamente identificados no produto.’’ Como exemplo, temos a matéria-prima e a mão de obra direta.
1.2.2. CUSTOS INDIRETOS
São classificados custos indiretos quando não é possível identificar, medir o valor unitário gasto na produção em relação ao valor de venda de cada produto, assim será calculado com base em rateio.