Gestão de conhecimento
uma gestão de mudança organizacional e boas práticas de gestão de recursos humanos. Se você tem uma boa biblioteca, um sistema de banco de dados textuais ou até mesmo programas educativos eficazes, provavelmente a sua empresa já está fazendo alguma coisa que poderia ser chamada de gestão do conhecimento.
Pensando nisto, podemos conceituar as melhores práticas da Gestão do Conhecimento.
- Aprendizagem Organizacional: Consiste em mudanças na base de conhecimentos da organização, na criação de estruturas coletivas de referência e no crescimento da competência da organização para agir e resolver problemas. O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individuais, grupais e organizacionais, envolvendo todas as formas de aprendizagem- formais e informais – no contexto organizacional, acompanhado de uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações-problema e voltado para o desenvolvimento de competências gerenciais.
- Benchmarking: Consiste em medir os processos, produtos e serviços de uma organização e, compará-los com os de outras empresas. Um processo contínuo, uma investigação que fornece informações valiosas, um processo de de aprendizados com o outro, um trabalho intensivo, consumidor de tempo que requer disciplina. Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor