A evolução da contabilidade
Trata o presente trabalho, como objetivo da principal, os aspectos relevantes epopeia da evolução da Contabilidade, através das várias fases históricas do seu desenvolvimento, desde o estado de simples método de escrituração até sua maturação como ciência social aplicada de forte pano de fundo econômico. Ao longo do trabalho são analisados, abordagens e teorias, bem como circunstâncias históricas e outras que possam explicar a Contabilidade enquanto ciência genuinamente social.
Introdução:
A contabilidade foi aos poucos transformando num importante instrumento para manter controlo sobre o patrimônio de uma empresa, prestar contas e resultados sobre gastos e lucros tanto no ambiente interno como externo. Encontra-se atualmente dividida entre contabilidade de custos, gestão e financeira, mas ambas direcionam-se para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa, proporcionando segurança nas suas ações presentes e futuras.
Possui um papel fulcral dentro de uma empresa, direcionando os negócios e monitorizando os custos e despesas além de fornecer informações do ambiente externo, principalmente aos órgãos reguladores, como o Estado, com a qual as empresas precisam de prestar as contas.
O seu estudo tem sido de grande importância para todos aqueles que trabalham na organização, pois tornou-se fundamental para auxiliar o planejamento, no controlo e nas tomadas de decisões dentro da empresa, tornando-se assim uma peça essencial para que as metas sejam atingidas e com isso o resultado positivo ou seja lucro.
Breve evolução histórica da contabilidade: A contabilidade antes de mais é um sistema de recolha, classificação, interpretação e exposição de dados econômicos podemos afirmar ainda que é uma ciência que tem sofrido varias mudanças ao longo do tempo começando por ser inicialmente contabilidade industrial que tem por objetivo estabelecer os princípios e normas de atualização e observação para constatar as diferentes fases da