Gestão de Conflitos
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS / CONFLITOS
E TOMADA DE DECISÃO
REALIZADO POR:
TEN AL Vilhena
ALF AL Rosa
ALF AL Benedito
ALF AL E. Guerreiro
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS / CONFLITOS E TOMADA DE DECISÃO
Vivemos num mundo complexo, caracterizado por mudanças constantes. Para fazer face a estas mudanças o indivíduo necessita moldar o seu comportamento. Durante este processo, surgem-lhe variados problemas / conflitos que o obrigam a elaborar estratégias eficazes tendo em vista a sua resolução. Para isso, utiliza métodos racionais (mais ponderados / estruturados) ou outros mais intuitivos (emocionais). A solução do problema consiste na escolha da “melhor” alternativa entre as várias que se apresentam como viáveis – Tomada de Decisão.
O Conflito surge quando é necessário escolher entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. As situações de conflito são antagónicas e perturbam a acção ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Trata-se de um fenómeno subjectivo, muitas vezes inconsciente ou de difícil percepção. As situações de conflito podem ser resultado da concorrência de respostas incompatíveis, ou seja, um choque de motivos, ou informações desencontradas. Visto tradicionalmente como algo negativo, evoluiu-se para ideia de que, à semelhança do que acontece com o stress, o conflito pode ser também muito positivo na medida em que estimula a concepção de novas ideias e métodos, ou seja, é um factor dinamizador.
De acordo com a visão tradicional o conflito era considerado:
Um mal a evitar, a sua existência nos grupos e nas organizações era sinal de incompetência e desorganização;
Resultado de comportamentos de indivíduos indesejáveis;
Associado à cólera e agressividade, a sentimentos e comportamentos essencialmente negativos e prejudiciais aos grupos e organizações;
Destrutivos.
Desta visão