Gestão de Competências
O que é competência?
Acredito que a grande maioria das pessoas já sabe de cor e salteado esse conceito: “Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados”. Existem refinamentos deste conceito, especificando que as competências são atributos tanto técnicos (conhecimento e habilidade) quanto comportamentais (atitude). Desta forma, uma pessoa pode saber como um violão deve ser tocado após ler um manual, saber tocar o violão e tomar a decisão de tocá-lo.
As quatro perguntas fundamentais Uma pessoa pode atender ou não as competências requisitadas. No caso do violão, ela pode saber tocar violão, mas com certa limitação. Implementar uma gestão por competências numa empresa significa descobrir estas métricas (ex: quanto de violão alguém deve saber tocar para executar determinada atividade?) e trabalhar em cima delas. Podemos fazer isso respondendo tendo quatro perguntas como guia:
1. Quais são os requisitos da empresa?
2. O que as pessoas têm a oferecer?
3. Qual é a diferença entre o que a empresa precisa e o que as pessoas oferecem?
4. O que fazer com estes dados?
1. Quais são os requisitos da empresa?
O primeiro passo para implantar uma gestão baseada em competências é mapear quais são as competências da empresa. Tanto da empresa como um todo quanto de cada um dos cargos.
Mapear as competências da empresa?!?
Sim, isto é possível. As empresas funcionam como se fossem um organismo e possuem competências cruciais para o seu sucesso. Após determinados os conhecimentos, habilidades e atitudes precisam estar disseminados pela empresa, afetando o trabalho de todos. O ideal é fazer de forma participativa, envolvendo o maior número de colaboradores. No caso de grandes empresas é comum trabalhar com amostragem. Existem duas formas de coletar os dados com os colaboradores: fornecer uma lista de competências para que eles escolham ou então pedir que eles façam uma lista própria. Para facilitar a didática,