Gestão de competencia
Aluno:_______________________________
Sala _______________módulo_______________Curso__________________
Caso:
A empresa Metalux é uma empresa que faz acabamentos em metais para grandes empresas do Brasil. Recentemente a Metalux recebeu a visita de um fiscal do trabalho enviado pela DRT (Delegacia Regional do Trabalho) da região. O Fiscal percebeu que os funcionários não utilizavam todos os EPI’s previstos para aquele tipo de atividade que consistiam em:
• Capacete; • Óculos de proteção; • Protetor auricular; • Luvas de raspa ou de vaqueta; • Botas com bico protetor de aço.
Quando chamou o engenheiro de segurança da empresa o fiscal questionou o não uso do EPI já preparando o auto de infração para a empresa. O engenheiro o levou até o almoxarifado onde mostrou todos os equipamentos disponíveis comprados por seu setor, porém, relatou que na Metalux “nunca se utilizava EPI desde que a empresa começou a funcionar” e que quando ele foi contratado tentou convencer a chefia à impor a utilização do equipamento, mas ouviu do presidente que “se os meninos querem trabalhar sem toda aquela coisa atrapalhando eles no serviço deixa eles... pelo menos fazem o serviço mais contentes”. Assim, qualquer ação preventiva de uso de EPI’s sempre era um esforço perdido já que “Sempre foi assim e sempre será”. Além deste fato o fiscal notou que os empregados da seção de raspa não recebiam o adicional de insalubridade de grau médio previsto na CLT.
Diante disso:
1. Quais são as NR’s e artigos principais da CLT que a empresa não está respeitando? 2. Quanto aproximadamente os funcionários da seção de raspa deveriam receber de adicional de insalubridade? 3. Relacione a expressão “sempre foi assim e sempre será” com o sentido original da palavra ÉTICA.